segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Começando 2010 relembrando o passado


O mundo gira, gira e o tempo passa rápido demais. Parece que foi ontem. Em fins de 2004, com 17 anos, me decidi por adentrar no mundo das artes. Não havia mais nada pelo qual gostaria de seguir. Tentava montar uma banda de rock, mas nunca conseguia. Larguei a escola pela primeira vez. E então, lembrando que sempre havia gostado de desenhar e de ler, optei por começar a estudar histórias em quadrinhos. Naquela época não tinha noções sobre peculiaridades de linguagens entre artes etc. (na verdade não tinha nem a idéia de que o que me inquietava era o mundo artístico), era tudo muito ingênuo e livre. Mas sabia que para desenvolver aquilo deveria me juntar a pessoas que sabiam sobre o assunto. Não conhecia ninguém. Comecei a estudar desenho autodidaticamente. Algum tempo depois, já em 2005, estava num sebo comprando alguns quadrinhos e vi um cartaz de um curso de quadrinhos em Belo Horizonte. Tratei de anotar o telefone que ali estava. Voltei para casa e esqueci. Porém, não era a última vez que aquele cartaz cruzaria meu caminho. Cerca de um mês depois, estava na livraria Leitura e novamente o vi. Além do cartaz achei alguns flyers. Peguei um e levei para casa. Percebi que estava em cima. O curso começaria dali a duas semanas! Novamente não me preocupei demais. No entanto, faltando uma semana para o início encontrei por acaso aquele flyer em cima de minha mesa e resolvi ligar para o Centro Cultural da UFMG, pelo telefone que ali constava. Me interessei. Mas havia um problema: a situação financeira de minha família estava complicada. Só que eu, naquele momento, sabia que era aquilo que gostaria de fazer. Que era aquilo que precisava. Juntei uma quantidade de livros que tinha e corri em direção aos sebos da cidade. Consegui a grana para pagar a matrícula e a primeira mensalidade. Me matriculei. Os professores: Wellington Srbek e Fernando Cypriano. Nunca tinha ouvido falar em nenhum deles. Não tinha problemas. Sabia que minha vida mudaria dali em diante. E mudou.
O curso começou. Conheci alguns que fariam parte da minha vida até hoje, como o Daniel e o Marcus, que co-publicaram comigo as revistas Totem e Peiote (o Marcus faz sua estréia na segunda edição da revista!). Aprendi sobre a história dos quadrinhos. Coisas que me influenciaram sempre desde então. Little Nemo, Moebius, Hugo Pratt, Druillet, Mignola. Aprendi sobre narrativa de quadrinhos. Técnicas de desenho. Fiz meu primeiro fanzine. Naquela época se iniciou uma efervescência criativa e de vontade de produzir incrível. Acho que o Curso de Quadrinhos conseguiu juntar as pessoas certas na hora certa em Belo Horizonte. E, certamente, não conseguiria tudo o que conquistei em termos de aprendizado em outro lugar. Tudo estava propício para a situação. O curso era de quatro meses. Ficamos dois anos. Acabava um, começava outro. Todos sempre focados na idéia de aprender o máximo possível. Produzimos quatro fanzines durante o período.
Em fins de 2006 o Srbek lançou a idéia de construir um saite de quadrinhos, o maisquadrinhos, onde, além da sessão de vendas das revistas independentes dele, teria um espaço para a publicação de histórias em quadrinhos. Começava ali a Área 51.
O ano de 2007 chegou e comecei a produção de uma história que já vinhamos desenvolvendo na época do Curso de Quadrinhos: Goblinóide. Lembro que esta foi a primeira história em quadrinhos que produzi com a seriedade de prazos. Também foi onde tive que aprender a trabalhar com cores. Antes, como os zines eram em xerox, sempre trabalhava em preto e branco. Dali em diante entrava toda uma nova gama de possibilidades com as cores. Aprendi também meus primeiros conceitos com o programa Photoshop. Todos nós lá do curso (os que estavam realmente dentro da efervescência), eu, o Daniel, o Marcus e o Wellington Cruz, produzimos para o saite. Se a memória não me falha, produzi as cores de todas as histórias publicadas na época. Afinal, era o único com alguma noção do assunto. Mas me foi importante isto, pois me possibilitou avançar nos conhecimentos iniciais que tinha na época. Tanto como colorista, teoria de cores etc., quanto como na colorização digital utilizando o Photoshop.
Já fazem três anos desde que estas histórias foram criadas.
Mas, como uma boa relembrança, o Srbek agora está republicando todas elas em seu blog: http://maisquadrinhos.blogspot.com/. As páginas estão sendo publicadas diariamente. Dêem uma passada lá, quando tiverem um tempo!

Abraços!

Jaum

P.S.: E, por incrível que pareça, esta página das postagens trás mais significados: os personagens do primeiro quadrinho são (da esquerda): o Lucas, Eu e o Rafael (todos lá do Curso de Quadrinhos). O Marcus é o que está caído no segundo quadro. E ela foi o primeiro trabalho que fiz juntamente com o Junim, pois, na correria aqui em casa, ele que cobriu as áreas de preto com nanquim pra mim!


Um comentário:

Kael Kasabian. disse...

Poxa gostei!! :) vi seu comentário no blogger do Daniel log e acabei caindo aqui hehehhe li duas páginas do teu blogger e gostei do seu trabalho,além deles gostei muito tb deste post onde vc relembra o inicio,quando o cara novo que mexer com hq e assumir isso pra família que quer vê-lo como doutor e talz deve ser o mesmo impacto se o garoto falasse que é viado hehehehe parabens pelos dibujos cabron,favoritei teu link e vou te acompanhar!!

Abraxx!!