domingo, 25 de julho de 2010

Trapezistas de Estrada


Há alguns dias fui convidado a participar do blog dos Trapezistas de Estrada. O tema era navegadores e criei esta historinha chamada “Porto-Taxi”. A primeira página já está no ar e a segunda será publicada nesta semana.

Não me lembro exatamente como descobri o blog deles, mas antes do convite já vinha acompanhando e gostando muito deste trabalho. Apesar da qualidade, o que me chamou a atenção, no entanto, foi que todos eles (João Paulo, Pedro Cobiaco e Nunes) têm uma média de idade de 15 anos.

É interessante perceber que isto representa o bom momento de nossos quadrinhos, que inspiram uma nova geração de artistas para a área quando começa a ser derrubada a barreira de que hqs nacionais não são rentáveis financeiramente.

Não digo isso desmerecendo a vontade deles e de outros jovens quadrinhistas que estão surgindo (sinto-me velho ao ter completado 23 na última semana), mas sim que o momento atual faz com que bons artistas voltem os seus trabalhos para os quadrinhos, que é uma área com uma linguagem própria e que exige estudo e dedicação, ao contrário do que antes acontecia, quando bons ilustradores se enveredavam pela área e os resultados, com algumas felizes exceções, todos sabem...

O quadrinho brasileiro atual está produzindo muitos materiais de qualidade, as editoras perceberam que vale a pena investir, os leitores estão descobrindo este novo quadrinho e, o que eu acho mais importante, uma nova geração está se formando em cima deste ótimo trabalho que está sendo feito. Se antes haviam quebras de gerações e a evolução não fazia parte do repertório crítico de nossos trabalhos, hoje em dia, e no futuro ao que tudo indica, este será um dos principais pontos a nosso favor para a área, pois não é só a seleção brasileira de futebol que necessita de renovações.

Abraço!

Jaum



Nenhum comentário: