Retornando à vida na web depois de uma temporada espiritual na produção da Peiote! Estou com muito material para mostrar a todos, então, pela falta de tempo (ainda!), vou postando aos poucos!
Nesta postagem venho falar de um grande amigo - daqueles que são praticamente irmãos! - que é o Junim (ou Ângelo, ou Chicó, ou Conan, ou Pedro Gonzales, ou Forrest Gump, e por aí vai...). Conheci o cara há cerca de quase 5 anos. Ele era amigo de um de meus amigos de sala lá no Cefet e como sempre voltavamos de busão juntos depois da aula, por morarmos bem próximos, começamos a conversar e descobrimos que tinhamos muitas coisas em comum. Na época eu fazia um curso de quadrinhos aqui em BH e estava preparando meu primeiro fanzine. O Junim também era desenhista, mas gostava mesmo de ilustrações (quadrinhos eram só um entretenimento, só leitura, nada de produção). Ambos gostávamos de rock. E ambos eram meio malucos, cada um ao seu modo! Daquelas primeiras conversas descobrimos todos estes pontos em comum e iniciamos o que viria a se tornar uma amizade muito forte. Desde então, vinhamos ensaiando trabalharmos juntos em alguma coisa (tentamos de tudo: música, ilustração, rpg, filosofia barata, política, futebol etc.), mas sempre ocorria alguma coisa que barrava a parceria. Olhando para trás vejo que era apenas a imaturidade que nos barrava. No entanto, essa mesma imaturidade nos permitiu viajar sem limites pela imaginação, o que, de certo modo, viria a ser algo extremamente necessário hoje em dia. As coisas transcorreram assim até o início do ano passado, quando consegui, de fato, levar o Junim para o mundo da produção de quadrinhos (até então ele queria ficar mais na ilustração, fazer capas etc.). Baseando em todos os conceitos que giravam as nossas conversas (e isso dá até medo!) resolvemos começar a produzir uma série de histórias em quadrinhos, onde eu roteirizava e ele desenhava. Aqui abre um espaço para dizer que a criação destas histórias sempre foi mútua: ou eu chegava com algumas idéias e lançava para o Junim ou ele chegava e me falava o que havia pensado! Assim surgiu a nossa primeira hq em parceria: Ankh Vídeo (da imagem acima). Não é porque é uma história minha, mas a hq está linda! Empregamos nela a fusão do melhor de ambos, ou seja, daí surgiu uma hq que pode ser, realmente, tratada como uma parceria, pois ambas as partes foram necessárias para a sua composição final. Vocês vão poder conferir esta primeira experiência nossa na primeira edição da Peiote, que tem o pré-lançamento durante o VI FIQ, que começa agora no início de outubro! Outro lado interessante da parceria é que podemos até formar uma dupla sertaneja caso os quadrinhos não dêem certo: Jaum e Junim, Us Capiau!
E, por falar no FIQ, o Victor, fanzineiro aqui de BH, conseguiu um estande para os independentes no evento. Ainda não sei como vai funcionar direito, pois estarei no estande do Quarto Mundo, mas se você é fanzineiro acho que compensa dar uma olhada neste link, pois o cara explica como será e como entrar em contato com ele para participar do estande! Acredito que o espaço está aberto para fanzineiros de qualquer parte do país, então dêem uma conferida!
Bom, é isso! Novas postagens sobre a Peiote em breve!
Abraços!
Jaum
2 comentários:
Jaum, valeu pela divulgação fiquei sabendo por um recurso que estou testando: o follow-me, ele permite saber quando sua página foi linkada. E o sr. nos ajudou a estrear :)
Bacana o tópico, e Jaum e junin é um excelente nome para dupla sertaneja de raiz, mas desejo sucesso mesmo nos quadrinhos.
Abraços,
Conhece esse zine aqui?
http://zinebrasil.wordpress.com/2009/01/17/wellington-santos-entrevista/
Jaum, parabéns pel dedicação aos quadrinhos! Nos vemos no FIQ!
Abraço!
Postar um comentário